Release enviado em 6 de outubro de 2022
Certificado, que chancela padrão internacional, foi acreditado pelo Inmetro e pela UKAS – The United Kingdom Accreditation Service
A State Grid Brazil Holding acaba de receber a Certificação ISO 9001 – Gestão da Qualidade em sua Divisão de Engenharia. A norma ISO 9001 é uma certificação de cunho internacional focada na gestão da qualidade de produtos e serviços. Incluída no planejamento estratégico de 2022 da holding, a conquista da Certificação exigiu a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Após a decisão de implantar a ISO 9001 na Divisão de Engenharia, um Grupo de Trabalho foi formado para a adequação do SGQ, em atendimento a todos os requisitos da norma, o que ficou evidenciado pela auditoria de certificação, concluída em agosto.
Com apoio de consultoria especializada, o processo envolveu capacitação dos colaboradores em treinamento para interpretação da norma ISO 9001; adequação e criação de procedimentos operacionais e de gestão; definição de indicadores para medir a eficácia do SGQ; conscientização dos colaboradores envolvidos no projeto e, por fim, a realização de auditoria interna e externa (de certificação). O certificado ISO 9001 foi acreditado pelo CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro e pela UKAS – The United Kingdom Accreditation Service, o que chancela o comprometimento da Divisão de Engenharia com a qualidade e eficácia de seus serviços.
O diretor da Divisão de Engenharia, Danilo Sousa, ressalta que o foco no objetivo foi crucial para vencer os desafios superados:
– “Desde que a certificação ISO 9001 para a Divisão de Engenharia foi incluída em nosso planejamento estratégico, não poupamos esforços para esta conquista. Trabalhamos na conscientização dos colaboradores quanto aos benefícios gerados pela implantação de um padrão internacional de qualidade. Outro desafio foi fomentar a mentalidade de risco no desenvolvimento e mapeamento das atividades e processos, e consequente preparo e capacitação dos envolvidos para lidar com as situações adversas. Ao demonstrar capacidade técnica na qualidade de prestação de serviços, o selo ISO 9001 permite aumentar a confiabilidade em nossa marca e nossos negócios diante do mercado nacional e internacional”, acrescenta Danilo Sousa.
SGBH colecionando selos
Esta é a segunda conquista de certificação da State Grid Brazil Holding, somente neste ano. Em julho, a SGBH celebrou a conquista do certificado ISO 56002, direcionada à gestão da inovação. Pioneira no segmento de energia brasileiro a garantir esse selo, a SGBH reforçou com esta conquista seu compromisso com a busca pela inovação no setor elétrico, onde a empresa já investiu mais de R$ 31 milhões nos últimos cinco anos.
Sobre a ISO e suas normas para certificação
A ISO (Organização Internacional de Padronização) é uma organização não governamental independente, fundada em 1947, em Genebra, na Suíça, fundada com o objetivo de organizar o mundo pós-Segunda Guerra Mundial. A instituição reúne especialistas de 167 países. No total, existem mais de 22 mil normas técnicas, que contemplam mais de 50 modelos de gestão de negócios.
A norma ISO 9001 estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e orienta empresas e organizações a serem mais eficientes, com foco na satisfação do cliente. Criada em 1987, é atualizada regularmente para garantir sua relevância no ambiente corporativo. Sua versão mais recente, IS0 9001:2015 incorpora elementos como maior foco nos stakeholders e um contexto de atuação mais amplo para que as organizações possam se adaptar às demandas em evolução do ambiente de negócios.
Já a ISO 56002 começou a ser elaborada em 2008, em meio à crise no sistema bancário. Durante 11 anos, especialistas de todo o mundo trabalharam na busca pelas melhores práticas em inovação em seus países, a fim de se chegar a um consenso. O objetivo da norma é garantir que as empresas inovem de forma periódica, sistemática e focada na geração de valor. No mundo, estima-se que aproximadamente 350 empresas tenham sido certificadas com este ISO de gestão de inovação.