State Grid Brazil Holding

A State Grid Brazil Holding – SGBH, empresa de origem chinesa pertencente ao grupo State Grid Corporation of China, está no Brasil desde 2010, atuando no setor de transmissão de energia.

Na China, a State Grid tem números superlativos, detalhados a seguir: atende a mais de 1,1 bilhão de clientes, cobrindo em torno de 88% do território chinês, estendendo suas operações a países como Itália, Austrália, Portugal, Filipinas, Hong Kong e Brasil, onde, em 2010, comprou os ativos de transmissão da empresa espanhola Plena. 

Acreditar no Brasil e sonhar os sonhos dos brasileiros tem sido a principal força motriz da SGBH desde a sua fundação. Levamos adiante o nosso espírito corporativo “no esforço pela superação, a busca pela excelência”, com o intuito de desenvolver um sistema de transmissão de energia elétrica de primeira qualidade e uma empresa responsável, confiável e segura, que visa a otimizar os valores econômicos, sociais e ambientais no Brasil.

A companhia utiliza tecnologia de ponta e é comprometida com um alto padrão ambiental, social e com a melhoria da segurança, estabilidade e confiabilidade no fornecimento de energia. Assumimos um compromisso efetivo com a responsabilidade social e o intercâmbio cultural entre a China e o Brasil. Nossa atuação engloba ações que fortaleçam a compreensão, a confiança e o respeito mútuo, por meio de uma comunicação eficaz. O trabalho em conjunto para a criação de uma empresa moderna e internacional, em consonância com os requerimentos legais do Brasil, reflete o compromisso com a inovação, a execução das melhores práticas do mercado e o cumprimento de leis e normas locais.

Uma das missões da SGBH é promover a cultura e o bem-estar da sociedade por meio de projetos sócios-culturais. Entre os projetos que apoia, estão a Orquestra Maré do Amanhã, Hospital do Amor, Fundação José Lazzarini e Espaço Adav e Hospital Pequeno Príncipe além de proporcionar programas que integram as culturas chinesa e brasileira.

Atualmente, o Grupo detém 19 concessionárias e outras cinco concessões por meio de consórcios com participação de 51% em cada. Grandes cidades como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, bem como extensas áreas próximas a centros de carga já estão cobertas por cerca de 16 mil quilômetros de linhas de transmissão, o que torna a companhia uma das maiores do Brasil no setor.

Entre seus principais empreendimentos estão os dois bipolos de transmissão da Usina de Belo Monte – as maiores linhas de transmissão do mundo – que utilizam tecnologia inédita de ±800 kV UATCC.

SGBH em números:


Comitê Executivo


Chang Zhongjiao

Chairman

Engenheiro sênior, graduado em engenharia mecânica e mestre em gerenciamento de negócios e administração, com mais de 30 anos de experiência no setor elétrico e de energia, nos quais 12 anos de experiência na geração de energia e em projetos de construção de linhas de transmissão, mais de 15 anos de gerenciamento em planejamento, licitações e em engenharia em empresas de energia. Chegou na SGBH em 2014, assumindo a vice-presidência da companhia. Em 2018, tornou-se presidente e, em abril de 2022 assumiu a posição de chairman.


Ramon Haddad

Vice-presidente de O&M

Engenheiro Sênior, graduado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Sistema Elétrico de Potência, com mais de 25 anos de experiência no setor elétrico, dos quais 15 anos em atividades técnicas e administrativas em empresas de GTD (Geração, Transmissão e Distribuição) e 10 anos atuando como executivo em concessionárias de transmissão de energia. Em 2001, atuou como CEO de diversas linhas de transmissão e desde 2010 atua como Vice-Presidente da State Gris Brazil Holding S.A.


Wang Yusheng

Vice-presidente

Engenheiro sênior, pós-graduado em Engenharia em Sistema de Energia na Universidade Huazhong de Ciência e Tecnologia, na China. Tem vasta experiência em gerenciamento e liderança de operação e manutenção de HVAC, HVDC e UHVDC. Ingressou na State Grid Brazil Holding em 2019 como Engenheiro Chefe e dirigiu o Departamento de Operação e Manutenção de UHV, liderando a operação da Xingu Rio Transmissora de Energia.

Ex: 2001, 2010, 2021