State Grid Brazil compartilha conhecimento no Encontro Ibero-Americano de Transmissão de Energia Elétrica em Foz do Iguaçu

State Grid Brazil compartilha conhecimento no Encontro Ibero-Americano de Transmissão de Energia Elétrica em Foz do Iguaçu

Release enviado em 19 de maio de 2023

Participação envolve apresentação de quatro artigos que abordam planejamento, tecnologia e questões socioambientais na implantação e operação de linhas de transmissão

 A State Grid Brazil Holding (SGBH) participa, de 21 a 25 de maio, do XIX ERIAC – Encontro Regional Ibero-Americano do CIGRE-Brasil (Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica), em Foz do Iguaçu (PR). Realizado a cada dois anos, o ERIAC reúne profissionais do setor de energia de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, México, Espanha e Portugal.

 Ramon Haddad, vice-presidente da State Grid Brazil Holding explica que o ERIAC é um fórum de grande excelência tecnológica internacional e que estrategicamente a SGBH sempre participa e marca sua presença.

Na edição deste ano, além de patrocinador do evento, a SGBH contribui com a apresentação de quatro trabalhos técnicos. Os artigos “Otimização do Programa de Reserva Legal com a Comunicação Social” e “Minimização de impactos ambientais na construção de LT’s em áreas de veredas” foram elaborados pela engenheira ambiental da Paranaíba Transmissora de Energia, Luíza Martins. A Paranaíba é uma concessionária joint-venture em que a State Grid Brazil Holding detém 51% de participação juntamente com Copel (24,5%) e Furnas (24,5%).

 Outros dois artigos patrocinados pela SGBH – “Modelagem de um sistema estilizado para estudos de Sistema de Transmissão HVDC utilizando Conversores VSC e Linha Aérea” e “Energização de sistema MMC-HVDC considerando uma proposta de pré-carga dos sub-módulos e uso de disjuntor com RPI” – serão apresentados em sessão plenária por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ambos fazem parte de projetos de P&D da SGBH e o projeto de pesquisa sobre Conversores VSC para Transmissão HVDC usando Linhas Aéreas também contou com a participação de pesquisadores da Nari Brasil Holding, Powerconsult Engenharia de Sistemas Elétricos e Universidade Federal Fluminense (UFF).

 Jorge Bauer, vice-presidente da State Grid Brazil Holding destacou que “Esta é uma oportunidade importante para o intercâmbio em escala internacional das melhores práticas do setor eletroenergético. A participação neste evento, compartilhando nossas experiências, demonstra que estamos na vanguarda, sempre com práticas inovadoras e tecnologia de ponta, tanto na implantação de nossos projetos como na operação e manutenção de nossos sistemas de transmissão”.

 O artigo “Otimização do Programa de Reserva Legal com a Comunicação Social” trata da abordagem empregada em áreas de Reserva Legal em propriedades rurais atravessadas pela Linhas de Transmissão da Paranaíba Transmissora de Energia. Diante do desafio de lidar com muitos proprietários envolvidos, a Paranaíba criou um departamento para tratar do assunto, realizando em conjunto o Programa de Comunicação Social – através de fichas de ouvidorias com dúvidas, críticas e elogios às atividades realizadas. O estudo atesta os resultados da estratégia unificada e do Programa de Regularização de Reserva Legal, considerando que a maioria dos proprietários já tem suas propriedades regularizadas no Cadastro Ambiental Rural, auxiliados pela concessionária.

 Já no estudo “Minimização de impactos ambientais na construção de LT’s em áreas de veredas”, o foco são os procedimentos ambientais e soluções de engenharia adotados pela Paranaíba na passagem da Linha de Transmissão em uma área específica de veredas (consideradas Áreas de Preservação Permanente – APP) ao longo do traçado. A LT 500kV Barreiras – Rio das Éguas – Luziânia – Pirapora se estende por 953km atravessando 19 municípios nos estados de Bahia, Goiás e Minas Gerais, sendo que a região da Bahia apresenta grande número de pequenas veredas.

 “Para a implantação do projeto no trecho G1 (Barreiras II / Rio das Éguas), na Bahia, a empresa contratada, em um caso específico, decidiu atravessar essa área em especial, evitando assim um desvio de aproximadamente 60 km na extensão da Linha”, detalha Luíza Martins, cujo estudo avalia o custo final da medida adotada, recomendando a análise de custo-benefício em casos semelhantes.


Ex: 2001, 2010, 2021
Pular para o conteúdo