Inovação no setor de energia auxilia a enfrentar o aumento de queimadas em 2022

Inovação no setor de energia auxilia a enfrentar o aumento de queimadas em 2022

Release enviado em 6 de outubro de 2022 

Monitoramento de focos de incêndios florestais em tempo real e aplicativo para comunicação com moradores são estratégias implantadas pela State Grid Brazil Holding para reduzir riscos de queimadas 

 Durante o período de inverno no Hemisfério Sul, a escassez de chuvas colabora para o surgimento e a propagação de chamas provocando incêndios florestais. Quando próximos às linhas de transmissão de energia, essa situação é considerada crítica pela possibilidade de afetar as estruturas e causar interrupções de fornecimento de energia. 

 O Brasil registrou 116.443 focos de incêndio em todo o seu território desde o início do ano, 10% a mais que no mesmo período de 2021. Os biomas Amazônia e Cerrado são os mais castigados este ano. A maior concentração de focos de queimadas é apresentada pela região Norte, onde já se constatou um aumento de 42% nas ocorrências de queimadas, com 60.224 focos de incêndio no período. Já na região Centro-Oeste, desde janeiro de 2022, até 11 de setembro, foram registrados 27.784 focos de incêndios. Esse número representa um aumento de 17% em relação ao mesmo período de 2021. Os dados são do BD Queimadas, do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

 Para reduzir os riscos de indisponibilidade dos sistemas que opera, assim como de prejuízo às áreas de plantio florestal, a State Grid Brazil Holding mantém um Sistema de Monitoramento e Prevenção de Incêndios. A empresa inovou no monitoramento remoto dos focos de incêndios e na previsão de incidentes, com ferramentas de geoprocessamento que permitem alertar as equipes locais nas subestações. 

 O sistema de monitoramento remoto dos focos de incêndios utiliza a base de dados BDQueimadas, do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com ferramentas de geoprocessamento, em que é avaliado o cruzamento das informações de focos de fogo diariamente com as áreas altamente suscetíveis à ocorrência de queimadas em raio de 3km das linhas de transmissão, em um horizonte de até 2 dias a frente. 

 Legenda da imagem: imagem dashboard Fire Alert System / Divulgação SGBH

Os dados ficam disponíveis para o Centro de Operações da companhia, que pode alertar em tempo real as equipes locais nas subestações para verificarem a situação, permitindo que as devidas ações necessárias sejam providenciadas com celeridade.  

 “O sistema de prevenção de incêndio a partir de análise de geoprocessamento e base de dados do INPE é uma inovação desenvolvida pela SGBH que objetiva gerar informações diárias e acuradas para melhor planejamento de nossas ações em período de maior incidência de incêndios no Brasil “, afirma Ricardo Felix, diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SGBH.  

 Complementando as ações operacionais de monitoramento, a State Grid Brazil conta também com a colaboração da população na proteção às regiões de matas e florestas, no que se refere à prevenção de incêndios. A comunicação com os moradores próximos aos nossos empreendimentos também foi reforçada. Ações de educação ambiental são feitas regularmente com orientações direcionadas às comunidades próximas às linhas de transmissão.  Para otimizar e agilizar a comunicação sobre o tema, a empresa mantém um aplicativo de mensagens instantâneas para grupos das comunidades no entorno das linhas de transmissão e um site com informações adicionais para esclarecer dúvidas e orientar a população.  

 “A relação próxima com a comunidades é essencial, e por vezes nos traz informações relevantes sobre focos antes de atingirem as estruturas,”, complementa Ricardo. 

 Abaixo estão os links e telefones de contato para emergências sobre focos de incêndios e queimadas. 

Acesse o site Previna Incêncios neste link.

E-mail: Sgbh.emergencias@stategrid.com.br

Telefone: 0800 942 0142 

Bombeiros: 193

Ex: 2001, 2010, 2021
Pular para o conteúdo