O Cais do Valongo, que completa hoje (9/7) quatro anos como Patrimônio Mundial da Humanidade, agora pode ser conhecido de qualquer lugar do Brasil, através do Cais de Ideias. O programa educativo produziu um curta-documentário, além de aulas e artigos que podem ser acessados no site e nas redes sociais do projeto. As oficinas foram ministradas por um time de arqueologia, educação museal, literatura, história e por representantes das instituições da região da Pequena África.
O território, que fica na região portuária do Rio de Janeiro, concentra locais históricos como a Pedra do Sal, o Instituto dos Pretos Novos, a Casa da Tia Ciata e o próprio Cais do Valongo. O filme apresenta essa história sob a perspectiva afrocentrada, a partir do protagonismo dos africanos escravizados que chegaram ao Brasil e ali se estabeleceram, trabalharam e forjaram o Brasil através de seus conhecimentos, cultura e resistência.
O projeto tem ainda o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, BNDES, IPHAN, Secretária Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Para saber mais, clique aqui e visite