Da Maré à China: rede de TV CGTN exibe o videodocumentário “Sinfonia das Favelas”

Orquestra Maré do Amanhã

Release enviado em 14/12/2022

 A CGTN – China Global TV Network exibe nos dias 14 e 15 de dezembro “Sinfonia das Favelas”, um videodocumentário que conta a história da Orquestra Maré do Amanhã (OMA), que forma jovens músicos do Complexo da Maré. Inspirada na história de vida do falecido maestro Armando Prazeres, que criou a Orquestra Pró-Música do Rio de Janeiro, a Orquestra Maré do Amanhã leva o ensino da música a crianças e jovens de baixa renda no Complexo de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Reunindo um conglomerado de comunidades, a Maré é um dos maiores complexos de favelas da capital fluminense.  

 O videodocumentário realizado pela Produtora Viralata para a CGTN conta a história da criação da Orquestra Maré do Amanhã, fundada pelo maestro Carlos Eduardo Prazeres, após o assassinato de seu pai, em 1999, vítima da violência urbana no Rio de Janeiro. A Orquestra da Maré conta com o apoio da State Grid Brazil Holding (SGBH) desde 2011 como principal patrocinador, e tem contribuído para transformar a história de vida de mais de seis mil jovens que já passaram pelo projeto e receberam educação musical, remodelando os sonhos de futuro dessa geração. 

 – “Foi um trabalho difícil. Não tínhamos recursos no início. Recebemos alguns apoios que possibilitaram a formação da Orquestra Maré da Manhã, mas foi a partir do contato com a State Grid Brazil que a orquestra se consolidou. Eles acreditaram em nosso projeto e assim eu pude dar continuidade ao caminho que começou a ser trilhado pelo meu pai, quando fundou a Orquestra Pró Música, levando música clássica às favelas, onde fomentava vocações.  Eu trabalhava com ele e ia aprendendo o modo como ele cativava o público. Com o seu assassinato, o trabalho foi descontinuado pela orquestra e eu decidi retomá-lo na Maré, onde, segundo as investigações da polícia à época, moraria o seu algoz, pois foi onde este largou o carro depois de tê-lo assassinado.  Desta iniciativa nasceu a Orquestra Maré do Amanhã, com o propósito de ajudar a transformar a realidade daquelas pessoas, mas fundamentalmente com a atuação de cada um dos integrantes da orquestra.” – destaca o maestro Carlos Eduardo Prazeres. 

 Com 15 minutos de duração, o vídeo exibe depoimentos emocionados de jovens que foram acolhidos pela Orquestra da Maré e o testemunho de seu fundador, que conta como a vida, obra e principalmente a perda de seu pai, o inspiraram na realização desta iniciativa. A Orquestra Maré do Amanhã já se apresentou em festivais de música para além do repertório clássico de música de concerto, como o Rock in Rio, e em sessão especial para o Papa Francisco, no Vaticano. O grupo comove e encanta a todos por onde passa, com seus acordes cuidadosamente ensaiados, fruto da dedicação de seus jovens músicos, condutores e instrutores.  

 – “Apoiar iniciativas como a Orquestra Maré do Amanhã, que visa transformar o futuro de jovens de um dos mais violentos complexos de favelas do Rio de Janeiro por meio da música, é uma importante forma de demonstrarmos nossa preocupação com o futuro do país. Além disso, buscar cada vez mais integrar esses dois universos, conectando as culturas chinesa e brasileira faz parte dos nossos esforços para estreitar os laços de amizade que unem China e Brasil” – afirma Ramon Haddad, vice-presidente da SGBH. 

 Serviço 

O videodocumentário “Sinfonia das Favelas” terá exibições de estreia na CGTN https://www.cgtn.com/ nos dias 14 e 15 de dezembro, e estará disponível no canal da State Grid Brazil Holding no YouTube: https://youtu.be/Dp92wNryKyM (legendas em Português);  

https://youtu.be/L2GkNxn_wRc (legendas em Inglês). 

  Site da Orquestra Maré do Amanhã: https://maredoamanha.org/)

Ex: 2001, 2010, 2021