Responsabilidade Social

Home > Sustentabilidade > Responsabilidade Social

ENERGIA PARA TRANSFORMAR A VIDA

Na State Grid Brazil Holding, temos consciência do nosso papel como empresa socialmente responsável. Afinal, atuamos em um setor essencial e precisamos garantir a continuidade dos nossos serviços para promover bem-estar, saúde e qualidade de vida para a população brasileira. Sabemos que a nossa boa energia, entregue com qualidade e eficiência, é fundamental para o funcionamento de hospitais, indústrias, comércio, serviços e o dia a dia de milhões de pessoas.

Desde a nossa chegada ao Brasil, assumimos um compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e cultural das localidades em que estamos presentes. Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nos engajamos ao apelo global para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Com esse objetivo realizamos investimentos sociais com recursos próprios e incentivados, planejando e executando parcerias e apoio a uma série de projetos e iniciativas.

Na State Grid Brazil Holding, buscamos sempre apoiar iniciativas que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas, em especial das comunidades das áreas de influência de nossas concessionárias. Confira alguns desses projetos.

Projetos Sociais

Os nossos projetos sociais, alinhados com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, visam ao atendimento das necessidades das comunidades no entorno de nossas áreas de atuação

PROGRAMA BÁSICO AMBIENTAL QUILOMBOLA (PBAQ)

Desde 2017, desenvolvemos ações na comunidade Malhadinha, no município de Brejinho de Nazaré/TO, visando o desenvolvimento sustentável e a integridade socioambiental da comunidade quilombola, como parte do processo de licenciamento ambiental. O projeto foi desenvolvido em três linhas de ação: Projeto de Fomento de Atividades Produtivas Locais; Reforma Estrutural do Barracão Comunitário; e Ações previstas no Plano Básico Ambiental relacionadas aos programas de Educação Ambiental, Programa de Educação Ambiental e Plano Ambiental para a Construção. Entre as ações já realizadas, destacamos a implantação da unidade de beneficiamento de polpas de frutos, a instalação de poços artesianos e a promoção de cursos de empreendedorismo rural e de capacitação tecnológica dos moradores e lideranças da comunidade. Atualmente, a SGBH apoia técnica e financeiramente a operação da Unidade para otimizar a geração de renda a partir da comercialização das polpas de frutos.

Cais do Valongo

Localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, o Cais do Valongo é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Histórico da Humanidade por ser o único vestígio material da chegada dos escravos às Américas. A fim de preservar essa memória e o valor histórico do local, a SGBH vem promovendo ações de revitalização e educação no Cais do Valongo. Ao todo, o projeto contará com investimentos da ordem de R$ 2 milhões, merecendo destaque, em 2020, a formação de cerca de 200 pessoas pelo projeto Cais de Ideias

REFORMA DE ESCOLAS NO TOCANTINS E NO PARÁ

Com o objetivo de melhorar as condições de ensino nas comunidades em que atuamos, apoiamos a reforma de 2 escolas municipais de Porto Nacional/TO, 7 escolas municipais em Pacajá (PA) e 1 escola municipal em Anapu (PA). Em Pacajá (PA), o público-alvo direto deste projeto foram os 3.891 alunos atendidos pela escola da rede pública de ensino do município, além dos 284 funcionários dessas instituições públicas.

Em Porto Nacional (TO), os beneficiados deste projeto foram os 671 alunos atendidos pelas escolas da rede pública de ensino do município de Porto Nacional presentes no projeto, além dos 74 funcionários que trabalham no local. Em Anapu (PA), foram beneficiados pelo projeto os 436 (quatrocentos e trinta e seis alunos) alunos atendidos pela escola da rede pública de ensino do município de Anapu, além dos 38 funcionários atuantes na escola. Destes alunos, 179 (cento e setenta e nove) estão alocados em um prédio alugado que funciona como anexo à escola, gerando custos mensais para a prefeitura municipal.

Em todos os municípios, podemos considerar que as famílias atendidas pelas escolas serão beneficiadas indiretamente com a reforma, visto que ela proporcionará um melhor ambiente para o aprendizado e o desenvolvimento dessa região.

Ex: 2001, 2010, 2021