SNPTEE: Ultra Alta-Tensão, reatores a seco e robôs de monitoramento são temas de 6 estudos desenvolvidos pela State Grid Brazil

Estande da SGBH no SNPTEE 2023

Pesquisas apontam práticas inovadoras e sistema que pode beneficiar transmissão de energia de fontes renováveis   

A State Grid Brazil Holding (SGBH) marca sua presença no XXVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), que acontece até 29 de novembro, em Brasília (DF), com a apresentação de seis estudos e pesquisas desenvolvidos com a participação de suas equipes de colaboradores. Aplicação de reatores a seco, proteção e sinistros envolvendo reatores, Sistemas em Ultra-Alta Tensão e Robôs de Monitoramento de Subestações são o foco das pesquisas desenvolvidas pelos técnicos de empresas concessionárias do grupo.   

O trabalho “Inovações State Grid: subestações com reator a seco em 500 kV” será apresentado pelos engenheiros Pedro Marcondes e Felippe Benarroz, da Divisão de Engenharia da SGBH. A aplicação destes equipamentos em subestações 500kV é considerada uma inovação no setor. A tecnologia inédita no mundo para sistemas em 500kV utiliza Reator Shunt a seco (sem óleo, que é o mais comum) com Núcleo de ar em 500kV, e foi implantada pela SGBH na Subestação de Silvânia, no Estado de Goiás.  

Em uma demonstração de práticas inovadoras realizadas pela SGBH em sistemas de Ultra Alta Tensão (UAT), o gerente de O&M da Xingu-Rio Transmissora de Energia (XRTE), Fabiano Faria, leva ao público do SNPTTE o trabalho “Primeira manutenção em linha energizada em 800 kV de Corrente Contínua no Brasil”: 

“Em nosso trabalho, vamos exibir as primeiras atividades de manutenção executadas em uma linha de transmissão de 800kV CC energizada (“linha viva”) no Brasil pela equipe da Xingu Rio Transmissora de Energia. Mostraremos também que os estudos realizados por nossa equipe de P&D em conjunto com o CEPEL foram imprescindíveis para o desenvolvimento das técnicas aplicadas” – explica Fabiano. 

Ainda sobre sistemas de UAT, a SGBH participa da apresentação do estudo “Inserção de Sistema de Transmissão de Ultra Alta Tensão em 1000 kV AC no Brasil”, projeto desenvolvido pelo Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da SGBH e do pesquisador José Antonio Cardoso, do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL).  

O uso de reatores em subestações também foi objeto de outras pesquisas desenvolvidas por equipes das concessionárias XRTE e Teles Pires Transmissora de Energia, que integram a State Grid Brazil Holding. O engenheiro Ricardo Dutra, especialista de Proteção do Departamento de O&M da SGBH e Marcos Pioltine, da Nari Brazil Holding (que faz parte do grupo State Grid), comentam as considerações do estudo “Técnicas de Aplicação de Proteção de Reatores – Informe Técnico GE-833”, em coautoria com Felipe Lotte de Sá Magalhães, da XRTE, e Rafael Fernandes, da Argo Transmissão de Energia, membros do grupo de estudos Proteção, Medição, Controle e Automação em Sistemas de Potência da SNPTEE.    

Outros dois trabalhos exibidos no evento são: “Sinistros em Reatores de Linha 500 kV e Critérios adotados pela TPT para Definição de Buchas RIP 50 kV”, desenvolvido por Jhony Duque, Francisco Höpker, Vinicius Damasceno e Tadeu Santos, da Teles Pires Transmissora (TPT, parte do grupo SGBH); e “Robô de Monitoramento de Subestações: um Caso de Sucesso de Gestão de Projetos Cooperados de P&D ANEEL”, desenvolvido, dentre outros, por Francisco Höpker (TPT), João Batista (PTE) e Jorge Bauer, vice-presidente da SGBH. 

Com estimativa de mais de 2.500 participantes entre profissionais do setor elétrico, representantes de empresas de engenharia, consultoria, centros de pesquisa, universidades, fabricantes de equipamentos, concessionárias, órgãos e agentes do setor, o SNPTEE é considerado o maior seminário da América Latina e o 2º maior do mundo. A State Grid Brazil Holding é um dos patrocinadores do evento. 


Ex: 2001, 2010, 2021
Pular para o conteúdo