State Grid Brazil participa da AgroVem, em Itumbiara, com alerta a riscos de acidentes envolvendo máquinas e aviões agrícolas com torres e linhas de transmissão de energia

post9

Release enviado em 20/04/2023 

A cidade de Itumbiara (GO) realiza, de 19 a 23 de abril, a 2ª edição da AgroVem, com a participação da State Grid Brazil Holding (SGBH) e uma programação intensa, reunindo gastronomia, cursos e palestras, além de oportunidades de negócios e atividades culturais. A State Grid Brazil estará presente no evento levando sua mensagem de conscientização e alerta aos produtores rurais quanto ao risco de acidentes com aviões e máquinas agrícolas próximos às instalações das linhas de transmissão de energia.

 Em palestra a ser realizada durante a AgroVem, no dia 21/4, o gerente da Regional Oeste da SGBH, Juliano Cícero, fará uma apresentação reforçando as mensagens que já vêm sendo passadas aos proprietários rurais da região, para evitar colisões envolvendo torres e cabos de transmissão de energia.

 – Nós, da State Grid Brazil já realizamos uma série de ações para alertar os stakeholders sobre os riscos de acidentes em áreas rurais com máquinas agrícolas. É fundamental que possamos contar com a participação da população local, entre eles, os proprietários rurais e pessoas que trabalham no campo para evitarmos acidentes, reforçando a segurança das operações e dos trabalhadores, garantindo o fornecimento de energia e reduzindo os riscos de interrupções no fornecimento que esses acidentes representam ao Sistema Interligado Nacional – acrescenta Cícero.

 O gerente da Regional Oeste detalha que as ações vêm sendo feitas em mensagens encaminhadas aos proprietários rurais no entorno das linhas de transmissão operadas pela SGBH, através do Programa de Comunicação Social (PCS) e do Programa de Prevenção aos Incêndios Florestais (PPIF). As orientações incluem recomendações a motoristas e operadores de máquinas e aviões agrícolas, tais como os trechos destacados abaixo:

 “Ao circular na faixa de servidão do “linhão” tenha muito cuidado ao manobrar veículos e máquinas pesadas (tratores e caminhões) perto das torres e estais. Uma colisão pode causar danos a todos e ser fatal ao motorista e às pessoas que estejam próximas. Além disso, os responsáveis poderão responder judicialmente”.

 “Para evitar abalroamento ou colisão, o primeiro passo é respeitar os limites de velocidade da via, manter a distância de segurança entre os veículos e objetos fixos, manter os faróis ligados e não parar bruscamente.”

 O trabalho de comunicação feito pela SGBH inclui esforços para busca ativa e comunicação direta com pilotos de helicópteros, aviões pulverizadores, operadores de drones e máquinas agrícolas, que também podem se envolver em acidentes pela colisão com linhas de transmissão de energia, as torres e, ainda com os cabos estais, que sustentam as torres. Além do risco à vida dos pilotos e operadores das máquinas e dos danos às aeronaves e equipamentos, esses acidentes podem gerar impacto à toda a população, que pode sofrer interrupções no fornecimento de energia elétrica.

 Das 24 concessionárias de transmissão de energia no portifólio da SGBH, 10 atravessam o estado de Goiás: Itumbiara Transmissora de Energia (ITE); Expansion Transmissão de Energia Elétrica (ETEE); Serra da Mesa Transmissora de Energia (SMTE); Catxerê Transmissora de Energia; Luziânia-Niquelândia transmissora de Energia; Guaraciaba Transmissora de Energia; Paranaíba Transmissora de Energia; os linhões Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE) e a mais extensa linha em Ultra-Alta Tensão 800kV em Corrente Contínua do mundo, Xingu Rio Transmissora de Energia (XRTE); além da Silvânia Transmissora de Energia (STE), projeto que se encontra em fase de implantação.

Ex: 2001, 2010, 2021