Vice-Presidente da State Grid Brazil, Ramon Haddad, assume a Vice-Presidência do Conselho de Administração do ONS

Vice-Presidente da State Grid Brazil, Ramon Haddad, assume a Vice-Presidência do Conselho de Administração do ONS

Release enviado em 10 de maio de 2023

Solange Maria Pinto Ribeiro foi eleita a Presidente do Conselho. Ambos cumprirão mandato de um ano 

O Vice-presidente da State Grid Brazil Holding, Ramon Sade Haddad, foi eleito para a vice-Presidência do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema (ONS), na 11ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração, realizada na manhã desta quarta-feira (10/05). Solange Maria Pinto Ribeiro, Vice-Presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, foi escolhida para a presidência do Conselho de Administração do ONS. Solange é a primeira mulher a ocupar a posição para a qual foi eleita, em 25 anos do ONS.  Os dois foram eleitos por unanimidade para cumprir mandato de um ano.  

Ramon Haddad é um dos representantes da categoria Transporte no Conselho de Administração do ONS. Ele   também é vice-presidente do Conselho Diretor da ABRATE – Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica. Engenheiro eletricista pós-graduado em Sistemas Elétricos de Potência e com MBA em Gestão de Projetos, Ramon Haddad exerce a posição de vice-presidente da State Grid Brazil Holding desde 2011. 

– Ser eleito para a Vice-Presidência do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico é, ao mesmo tempo, uma honra e um desafio. Os Sistemas de Energia do mundo inteiro estão passando por uma transformação significativa e o Brasil tem uma posição de destaque nesta Transição Energética. O ONS, como operador nacional, será um dos atores líderes deste processo e o Conselho de Administração já está apoiando a Diretoria nesta preparação. Desta forma para mim será um desafio que terei uma honra e um prazer de co-liderar com a Solange, a primeira mulher eleita para a presidência do Conselho – declarou Ramon  Haddad.  

 Solange Ribeiro é engenheira elétrica, tem mestrado pela PUC-Rio e é uma das representantes da categoria Consumo no Conselho de Administração do ONS. Atualmente, é Vice-Chair do Conselho do Pacto Global das Nações Unidas. Entre 2012 e 2017, foi presidente da Neoenergia, companhia na qual ingressou em 2004. 

Sobre o ONS e o Conselho de Administração  

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

 O Conselho de Administração do ONS é composto por 34 conselheiros, titulares e suplentes, indicados pelas categorias Produção (10), Transporte (8) e Consumo (10), além de dois representantes do Ministério de Minas e Energia – MME, dois representantes indicados pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética – EPE e dois representantes da sociedade civil, indicados pelo Conselho de Administração do ONS. 

 Entre as atribuições do colegiado estão: aprovar a proposta orçamentária apresentada pela diretoria, aprovar e acompanhar o plano de investimento; acompanhar e analisar a gestão da diretoria; deliberar sobre diretrizes, planos e procedimentos de gestão administrativa, e propor à Assembleia Geral alterações no Estatuto. 




Ex: 2001, 2010, 2021