Reforço em ações de prevenção a queimadas da State Grid Brazil indicam bons resultados

IMG_7814

Diante de um cenário de agravamento da seca no país, a State Grid Brazil criou novas estratégias para evitar a indisponibilidade dos sistemas de transmissão

O período de seca é, em geral, crítico para as empresas de transmissão de energia. Os focos de incêndios florestais em áreas interceptadas por linhas de transmissão, muitas vezes localizadas em regiões muito pouco habitadas, podem afetar as estruturas e causar interrupções de fornecimento. Assim, com o aumento da seca, é comum que as ações de prevenção sejam intensificadas. Neste ano, a necessidade de garantir o abastecimento foi ainda maior diante da atual crise hídrica, que exigiu maior disponibilidade dos sistemas, aumentando a pressão sobre estes. Além disso, a forte digitalização das atividades que afetou todos os setores durante a pandemia da Covid-19, também mudou o formato de trabalho do Programa de Prevenção aos Incêndios Florestais da State Grid Brazil Holding.

Uma das primeiras medidas foi a busca pela inovação no monitoramento remoto dos focos de incêndios e na previsão de incidentes que levem a indisponibilidade na transmissão. Utilizando a base de dados do BDQueimadas, do INPE, com ferramentas de geoprocessamento, são avaliadas as imagens em relação ao fogo nas últimas 48 horas em áreas num raio de 1km das linhas de transmissão. Os dados ficam disponíveis para o Centro de Operações da companhia, que então pode alertar as equipes locais nas subestações, que verificam a situação e em seguida tomam as ações necessárias.

“Com o sistema de geoprocessamento, conseguimos planejar melhor nossas ações para que possíveis danos que ocorram sejam reparados o mais breve possível. Embora ainda não tenhamos resultados oficiais consolidados, ao longo dos últimos meses temos observado bons resultados mesmo com um período de seca acentuado”, afirma Ricardo Felix, diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SGBH.

Além do monitoramento, diante das restrições de ações presenciais impostas pela pandemia, a comunicação com as comunidades que vivem em áreas próximas às linhas de transmissão também precisou ser reformulada. Novas ferramentas digitais foram acionadas e a comunicação pelas mídias sociais foi ampliada. Agora, a State Grid Brazil acabou de lançar um novo site para dar transparência ao tema e facilitar essa comunicação, bem como iniciou ações de relacionamento com esse público por meio de aplicativos de mensagens instantâneas.

A relação próxima com essas comunidades é essencial para garantir que os focos possam ser controlados antes de atingirem as estruturas, onde, até então, eram feitos essencialmente por meio das rádios locais e das ações porta a porta. Outras ações de educação ambiental on line são realizadas junto às comunidades. Essas e outras ações da State Grid Brazil Holding buscam garantir o suprimento de energia e a preservação ambiental, oferecendo sistemas de transmissão de energia de primeira qualidade para todos os brasileiros.

Ex: 2001, 2010, 2021
Pular para o conteúdo