Presidente da SGCC, Zhang Zhigang, deu boas-vindas à delegação e afirmou que o Brasil é um dos mercados mais importantes para o grupo
O presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Arthur Lira, reuniu-se com o presidente da State Grid Corporation of China (SGCC), Zhang Zhigang, acompanhado do Embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, no dia 20 de outubro.
Ao receber Lira e sua delegação na visita à sede da State Grid Corporation of China, Zhigang afirmou que a SGCC é a maior empresa de serviços públicos do mundo, operando no mais alto nível de tensão, em maior escala, e mantendo o mais longo histórico de operação segura, ao mesmo tempo que lidera o desenvolvimento de energia limpa na indústria global de redes elétricas. O Brasil é um dos mercados internacionais mais importantes para o grupo, em aderência à abordagem comercial adotada pela corporação, com ênfase em “orientação do mercado, comprometimento a longo prazo e localização”.
A SGCC fornece serviços de transmissão e distribuição para 15 estados do Brasil e recebeu diversos prêmios do setor, incluindo “Melhor Empreendimento” e “Melhor Empreendimento Elétrico” no Brasil. O Projeto de Transmissão de Voltagem de Ultra-Alta Tensão (UAT CC) Belo Monte, em que a Companhia investiu, construiu e opera, tornou-se um modelo de cooperação internacional para o Setor de Energia.
Também se destacam as ações sociais conduzidas pelas empresas do grupo SGCC. O projeto de dessalinização da água no Rio Grande do Norte, com recursos destinados pela CPFL, melhorou os meios de subsistência para população local; e o apoio de longo prazo à Orquestra Maré do Amanhã, conduzido pela State Grid Brazil Holding (SGBH), foi reconhecido com o “Prêmio de Melhor Prática para Gerenciamento de Responsabilidade Social” pela organização do Pacto Global das Nações Unidas.
A base da cooperação energética entre a China e o Brasil é sólida, e a empresa continuará a aprofundar sua colaboração com os pares brasileiros, visando alavancar suas vantagens tecnológicas e de gestão, manter a operação de seus ativos de energia de forma estável, prestar serviços confiáveis de fornecimento de energia e promover o desenvolvimento sustentável do Setor de Energia para injetar nova vitalidade às relações China-Brazil.
Lira expressou seu desejo de fortalecer ainda mais a cooperação no Setor de Energia entre a China e o Brasil. O Brasil atribui grande importância à transformação de energia. A Câmara dos Deputados aprovou legislação para atrair empresas internacionais para investir no Brasil e promover o desenvolvimento de energia limpa. Considerando que as áreas ricas em fontes de energia limpa do Brasil estão geograficamente distantes dos centros de carga, a construção de linhas de transmissão de Ultra-Alta Tensão é de grande importância. Ele espera que a State Grid Corporation of China aprofunde sua cooperação com empresas brasileiras na construção de infraestrutura de rede elétrica e na promoção do desenvolvimento de energia limpa. A Câmara de Deputados do Brasil fornecerá apoio político e legal à State Grid Corporation of China para criar um ambiente de desenvolvimento favorável.