A SGBH participou do Plano de Ação de Segurança das Infraestruturas Essenciais durante a COP15 da Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS), realizada entre 23 e 29 de março, em Campo Grande (MS). O objetivo foi assegurar o fornecimento de energia elétrica para o evento e para serviços essenciais na cidade.
A CMS é um acordo das Nações Unidas firmado em 1979, que promove a cooperação internacional para a proteção de espécies migratórias e a conservação de ecossistemas compartilhados. As COPs ocorrem, em média, a cada três anos e reúnem países para avaliar avanços e definir prioridades relacionadas ao tema.
Durante a conferência, a atuação da SGBH foi voltada para garantir a transmissão de energia para o funcionamento de serviços essenciais, como transporte aéreo, abastecimento de água, telecomunicações e distribuição de combustíveis, especialmente em pontos estratégicos ligados ao evento. A iniciativa seguiu o modelo adotado em outras agendas internacionais realizadas no Brasil, como BRICS, G20 e COP30, sob coordenação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.
Para isso, a empresa se preparou com antecedência. O Departamento de O&M da SGBH elaborou o Plano de Garantia Elétrica para a COP15, conforme procedimento interno para grandes eventos. A atuação incluiu cooperação com empresas do setor, além de articulação com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e órgãos de segurança pública.
Os ativos da companhia no Mato Grosso do Sul e o Centro de Operação do Sistema (COS), no Rio de Janeiro, passaram por inspeções previamente. Também foram realizados testes para simular possíveis problemas e garantir respostas rápidas. Além disso, as equipes de O&M atuaram em regime especial de prontidão durante todo o período do evento.
“Nos preparamos para este período para cumprir nosso papel para a sociedade e garantir energia elétrica para o evento, com segurança para nossas instalações e para as pessoas”, comenta Flávio Fukuda, gerente da Regional Sudoeste, responsável pela infraestrutura de abastecimento no Mato Grosso do Sul.


