A Xingu Rio Transmissora de Energia (XRTE) e a Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE) conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar no Prêmio ONS de Qualidade na Operação, na categoria “Corrente Contínua”. A premiação, realizada no Rio de Janeiro em 1º de outubro, reconhece as transmissoras como as melhores do Brasil.
O prêmio foi concedido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O principal critério de avaliação foi a disponibilidade operacional dos equipamentos de transmissão, fator essencial para garantir a qualidade e a segurança do fornecimento de energia.
A XRTE é operada pela State Grid Brazil Holding (SGBH) e é a maior linha de transmissão em corrente contínua de ultra alta tensão (UHVDC) do mundo com 800 kV. A BMTE é uma parceria estabelecida há mais de dez anos entre SGBH, Furnas e Eletronorte, responsável por integrar a energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
“XRTE e BMTE vêm prestando um serviço de alta qualidade ao sistema elétrico brasileiro, demonstrando como profissionais chineses e brasileiros podem trabalhar juntos para alcançar resultados que vão além da excelência técnica. Agradeço principalmente aos nossos colaboradores, cuja dedicação e comprometimento tornaram esse resultado possível”, afirmou Ramon Haddad, Vice-Presidente da SGBH.
Essa foi a primeira edição Prêmio ONS de Qualidade na Operação, que agora será promovida anualmente. Serão homenageadas as concessionárias de transmissão que obtiverem as melhores performances na rede de Corrente Alternada e nas linhas de Corrente Contínua.
“É com muito orgulho que recebemos este prêmio, principalmente por ser a primeira edição, conferindo uma importância ainda maior aos resultados obtidos. Certamente outras empresas receberão esse reconhecimento nos próximos anos, porém o primeiro será eternamente da State Grid”, complementou Ramon.


