Tecnologia & Inovação

Home > Negócios > Pesquisa e Desenvolvimento > Tecnologia & Inovação

Nossos investimentos em inovação estão alinhados à nossa Visão de ser uma empresa referência em energia elétrica. Os projetos contam com a parceria de diversos centros de pesquisa e envolvem profissionais de diferentes áreas e nacionalidades.

CONFIRA os PROJETOS em andamento

Desenvolvimento e aplicação de um manual de referência para projetos de Usinas Hidrelétricas Reversíveis

1 - Propor a elaboração de um Manual de Inventário de Usinas reversíveis, contendo procedimentos para o desenvolvimento de estudos e seleção de locais para implantação de PSP, considerando os aspectos econômicos, técnicos e socioambientais, a ser submetido ao governo e ao regulador para aprovação.
2 - Elaboração de metodologia para seleção de bacia ou região de interesse para inventário de Estações Bombas de Armazenamento.
3 - Desenvolvimento de um Inventário de Estações de Armazenamento Bombeado (Estudos Preliminares e Finais) para uma determinada região e um Projeto Sombra para um dos sites desta região.

Objetivo

Conversores VSC para transmissão HVDC usando linhas aéreas

Estudo das possíveis soluções para o uso do VSC-HVDC no Brasil, incluindo revisão do estado da arte, características técnicas, modelagem digital e breve análise econômica, para fornecer referência para o planejamento da rede elétrica brasileira. Está prevista a cooperação com a EPE, incluindo reuniões e visitas regulares, além de workshops; Modelos VSC-HVDC recomendados em PSCAD; Novos modelos VSC-HVDC em Anarede e Anatem.

Objetivo

Inserção de um Sistema de Transmissão de Ultra Alta Tensão no Brasil - Desenvolvimento Experimental

1 - Estimar os benefícios técnicos e econômicos da utilização de métodos de compensação em série e shunt, comparando novas tecnologias com o objetivo de avaliar sua aplicabilidade. 2- Realizar testes de alta tensão para verificar a pesquisa teórica e dimensionamento do projeto anterior da linha de transmissão e os critérios utilizados para determinar a Faixa de Servidão. 3- Investigar o uso de torres de duplo circuito para Ultra Alta Tensão em Corrente Alternada (UHVAC) adequadas para uso no ambiente brasileiro com o objetivo de avaliar sua aplicabilidade em futuras redes UHVAC. 4 - Verificar a viabilidade de aplicação de inovações tecnológicas de equipamentos de 1.000 kV utilizados em subestações GIS, AIS e híbridas, incluindo determinação das classificações dos equipamentos no sistema proposto.
5 - Realizar estudos de confiabilidade e ciclo de vida dos sistemas de barramentos das subestações de 1.000 / 500 kV em GIS, AIS e híbridos, incluindo avaliação econômica.
6 - VFTO - breve avaliação para transferência de tecnologia.
7 - Adaptação às condições brasileiras e publicação em português dos padrões, procedimentos e especificações técnicas usados em projetos de Ultra Alta Tensão (UAT) em todo o mundo.

Objetivo

Pesquisa de Aplicação de Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS) no Sistema de Transmissão

O projeto de P&D tem como proposta contribuir com a aplicação de Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS) no Sistema Interligado Nacional. Para isso, tem como objetivo geral estudar a aplicação de armazenamento no Sistema de Transmissão de Energia Brasileiro e em uma aplicação especial (suporte em ações de blackstart para links LCC-UHVDC), considerando os três pilares previamente anunciados: técnico, regulatório, econômico e de metodologia para planejamento.

Objetivo

Sistema de Inteligência Analítica do Setor Elétrico - Seguimento Transmissão (SIASE – T)

Projeto Cooperado que em por objetivo o protótipo de portal de informações do segmento de transmissão de energia elétrica, que irá reestruturar e integrar as bases de dados atualmente utilizadas pelo MME, EPE, ONS e ANEEL, melhorando a eficiência do processo de gestão e permitindo o acesso de informações qualificadas pela sociedade.

Objetivo

Portal de Licenciamento Ambiental de Sistemas de Transmissão (LAST) considerando processos de suporte operativos e aprimoramentos funcionais- LAST II.

Inserir no mercado de uma versão operacionalmente robusta e atualizada do Portal LAST, bem como incorporar um conjunto de novas funcionalidades já identificadas durante o desenvolvimento da primeira fase do Portal.

Objetivo

PROJETOS REALIZADOS

Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento de Transientes em transformadores de Corrente

Desenvolver sistema de monitoramento baseado em corrente de fuga (FTO e VFTO) para transformadores de instrumentos (IT) para identificar possíveis fragilidades geradas por eventos elétricos e térmicos sobre equipamentos para evitar falhas catastróficas. Este projeto inclui desenvolver, aplicar e validar um sistema de monitoramento, testes de site e laboratório, desenvolvimento de software e perfis para identificar falhas e simulações para identificar locais mais sensíveis para aplicar dispositivos de monitoramento.

Objetivo

Desenvolvimento de Metodologia de Manutenção de Linha Viva e Avaliação de confiabilidade sob poluição de Cadeias e isoladores com Unidades Quebradas para de Transmissão de UATCC

Definir a metodologia de linha viva mais adequada para ser aplicada nos LTs ±800 kVDC de Belo Monte, relacionada à substituição de cordas isolantes. 2 - Avaliar a ferramenta utilizada para substituir isoladores danificados localmente na coluna quanto às suas características mecânicas. 3 - Avaliar a confiabilidade de LT com isoladores quebrados sob poluição.

Objetivo

Pesquisa sobre o impacto das conexões de geração eólica e solar em grande escala para o sistema interligado nacional (SIN)

Estudar os impactos da inserção de fontes de geração intermitentes, principalmente eólica e solar, no desempenho do Sistema Interligado Nacional (SIN), no que diz respeito à sua segurança operacional, desempenho de proteção, frequência e tensão capacidade de regulação, níveis de curto-circuito, qualidade da energia etc. O estudo considerará as características estocásticas da produção das fontes eólica e solar e diferentes janelas de análise (minutos, horas, dias).

Objetivo

Investigação da influência da transmissão Ultra Alta Tensão em Corrente Contínua (UHVDC) nas questões atuais e futuras de estabilidade da energia híbrida AC-DC brasileira

Diagnóstico dos impactos causados por links CC operando em regiões eletricamente próximas, com foco em futuros desenvolvimentos de sistemas de transmissão CC em ultra alta tensão (UHVDC), considerando os cenários atuais e futuros.

Objetivo

Desenvolvimento de estratégias de controle para a operação segura do sistema elétrico brasileiro

Desenvolver uma metodologia de controle utilizando algoritmos iterativos para aumento da estabilidade e segurança na operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) que forneça estratégias de controle adequadas a cada evolução do estágio dinâmico do sistema para prevenir desligamentos em cascata; estudar um modo otimizado de operação do sistema interligado utilizando-se de um algoritmo iterativo para definir a estratégia de controle mais adequada a cada estágio dinâmico do sistema e propor uma coordenação emergencial sistêmica de controle logo após uma falta.

Objetivo

Desenvolvimento de um Portal de Referência para o Licenciamento Ambiental do Sistema de Transmissão

Desenvolver um portal de referência para orientação do processo de licenciamento ambiental de Sistemas de Transmissão, por meio do levantamento e sistematização de processos, dados e informações, permitindo agilidade dos procedimentos e mitigação de riscos de prazo e custo dos empreendimentos.

Objetivo

Desenvolvimento de um dispositivo móvel detector de vazamento de óleo para equipamentos de alta tensão

Desenvolver protótipo de sistemas portáteis de iluminação UV e aquisição de imagens. 2 - Implementar inspeção automatizada de óleo em equipamentos de subestações (transformadores, reatores, reguladores). 3 - Detectar pequenos vazamentos de óleo em equipamentos HV a olho nu pode ser muito difícil e pode passar despercebido.

Objetivo

QUER PROPOR UM PROJETO DE P&D PARA A STATE GRID BRAZIL?

A State Grid Brazil Holding está aberta para iniciar parcerias em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento. Estamos em busca de ideias que tragam potencial de transformação frente aos desafios do mercado de energia elétrica no Brasil. Buscamos parceiros e projetos qualificados para levar adiante nossas soluções.

Quem pode ser parceiro?

Instituições públicas e privadas de pesquisa, empresas de consultoria, fabricantes de materiais e equipamentos e/ou empresas do setor. As propostas devem estar pautadas pela busca de inovações para fazer frente aos desafios tecnológicos e de mercado das empresas de energia elétrica.

QUAIS OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO?

Os projetos submetidos à SGBH devem ser formatados com base nas diretrizes dos Procedimentos do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação PROPDI do setor elétrico da ANEEL. A avaliação interna será realizada de acordo com os critérios encontrados no Plano Estratégico Quinquenal de Inovação (PEQuI) ANEEL.

Se você tem uma ideia inovadora, preencha o nosso formulário de inscrição on-line.

Ex: 2001, 2010, 2021
Skip to content