Environment

Home > Sustainability > Environment

RESPECT FOR THE ENVIRONMENT: OUR GOOD ENERGY IN HARMONY WITH NATURE.

At State Grid Brazil Holding, we are committed to acting proactively in the global effort to build an energy matrix with less carbon intensity and greater presence of renewable sources, with capacity to adapt to the risks and opportunities associated with the context of climate change.

Since the beginning of our operations, we have understood the challenge of supplying a country of continental dimensions with clean, safe and renewable energy, minimizing environmental impacts and contributing to the conservation of nature.

The qualification of teams and the development of innovation projects are key to this, especially given the diversity of assets – generation, transmission and distribution – and of biomes with which we interact in our daily operations.

Na State Grid Brasil Holding, a gestão ambiental é, de fato, um compromisso. Para isso, investimos continuamente em processos e em ferramentas de controle e monitoramento para tornar mais sustentável a nossa interação com o meio ambiente, sempre em conformidade com toda a legislação ambiental e orientações dos órgãos governamentais.

XRTE: OUR GREEN LINEN

Cruzando o Brasil, da Bacia do Amazonas ao Rio de Janeiro, as linhas de transmissão de nossa concessionária Xingu Rio Transmissora de Energia – XRTE são um exemplo desse nosso compromisso com o meio ambiente. Sua inovadora tecnologia de transmissão baseada em ± 800 kV UATCC e o planejamento desse traçado permitiram superar a extensão geográfica dos 2.543 km de extensão com o máximo de eficiência e o mínimo de impacto sobre o meio ambiente e as populações de 81 municípios em 5 estados – Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Na construção da Xingu-Rio Transmissora de Energia (XRTE), esse cuidado com o meio ambiente e a valorização das comunidades locais foram reconhecidas com a conquista do Prêmio Benchmarking Brasil 2019. Conheça mais sobre as iniciativas desse projeto no livro: A XRTE e o Meio Ambiente.
Ativo 1@2x

Linha Verde

2.539KM

De Extensão

Subestação XINGU

Subestação Terminal Rio

Subestação
Nova Iguaçú

States through which the XRTE line passes: Pará, Goiás, Tocantins, Minas Gerais and Rio de Janeiro

Respeito ao meio ambiente e às comunidades

O processo de licenciamento ambiental para a construção e operação de nossas linhas de transmissão é conduzido de forma a assegurar a relação mais sustentável com o meio ambiente e as comunidades do entorno.

Os Estudos de Impacto Ambiental e os Relatórios de Impacto Ambiental, precedidos pelas audiências públicas com a população, bem como os Estudos Simplificados, são oportunidades que temos de evidenciar os benefícios da expansão e da inovação da rede elétrica no Brasil.

A construção dos empreendimentos de transmissão de energia é a fase em que podem ocorrer os impactos mais significativos. Por isso, todo o planejamento é construído de acordo com as etapas de licenciamento ambiental.

Mais do que cumprir com os requisitos legais aplicáveis e exigidos pelos órgãos reguladores, buscamos soluções que otimizem os projetos, minimizando impactos ambientais. O princípio da precaução é aplicado também no viés social, evitando, sempre que possível, a interferência em áreas com comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas e prezando pela ética e transparência nas negociações fundiárias, minimizando o impacto à população em geral.

ALINHADOS AOS ODS

Estarmos alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) é uma premissa para a condução do nosso negócio.

Em todas as nossas atividades, buscamos a construção de relacionamentos éticos e duradouros com nossos públicos, a segurança operacional e das pessoas, a eficiência na gestão dos ativos, a conservação do meio ambiente e a inovação como alavanca para a geração de valor em todas essas frentes.

GESTÃO INTEGRADA PARA PRESERVAR A VIDA

Nossas linhas de transmissão passam por diferentes tipos de regiões do Brasil, com as mais diversas espécies de fauna e flora e de usos do solo: áreas urbanas e rurais, propriedades do agronegócio, comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, áreas nativas e preservadas da Floresta Amazônica, do Cerrado, da Caatinga e da Mata Atlântica.

Toda essa diversidade exige diretrizes corporativas claras e um olhar atento às realidades de cada localidade.

Por meio de uma gestão ambiental integrada, impulsionamos a preservação de habitats naturais e a manutenção da biodiversidade nas áreas de instalação dos nossos ativos de transmissão.

Valongo Wharf

Localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, o Cais do Valongo é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Histórico da Humanidade por ser o único vestígio material da chegada dos escravos às Américas. A fim de preservar essa memória e o valor histórico do local, a SGBH vem promovendo ações de revitalização e educação no Cais do Valongo. Ao todo, o projeto contará com investimentos da ordem de R$ 2 milhões, merecendo destaque, em 2020, a formação de cerca de 200 pessoas pelo projeto Cais de Ideias

COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

A implantação e operação das linhas são realizadas com as melhores práticas ambientais visando a preservação dos ambientes florestados. O impacto que não pode ser evitado é compensado pelos Projetos de Reposição Florestal – ao todo, já reflorestamos mais de 571 hectares, o que equivale a 571 campos de futebol.

Ex: 2001, 2010, 2021

MRTE

Marechal Rondon Transmissora de Energia S.A.

Skip to content